Caves do Porto
Justo em frente da cidade do Porto, na região de Vila Nova de Gaia, está a maioria das caves onde, há centenas de anos, é envelhecido o vinho fortificado mais famoso do mundo: o Porto.
O Porto
A diferença fundamental do vinho do Porto em relação ao resto dos vinhos é a aguardente que eles incluem para interromper a fermentação. Assim, a bebida conserva o dulçor original das uvas mantendo um alto nível de álcool.
A ideia de colocar aguardente no vinho surgiu no século XVII, quando os comerciantes ingleses se interessaram em comprar vinhos portugueses, mas esses vinhos não aguentavam as longas viagens nos barcos que os transportavam. Daí tiveram a ideia de começar a fortalecê-los com aguardente para que não estragassem.
Visitando as caves
Em Vila Nova da Gaia, você poderá visitar diversas caves de vinho do Porto. Em cada uma delas um guia irá acompanhá-lo ao longo das instalações da adega explicando onde é feita a colheita das uvas e o processo de elaboração dos seus vinhos.
Ao final da visita, em cada cave irão te oferecer duas taças de vinho para a sua degustação: uma de vinho tinto e outra de vinho branco.
Caves mais famosas
Cave Ramos Pinto
Cave Sandeman
Cave Ferreira
Cave Cálem
Visita obrigatória
Seria possível viajar ao Porto e não visitar uma das suas famosas caves? Claro que não! Você perderia uma das atividades mais interessantes e que mais valem a pena.
Conselhos
É recomendável reservar a hora da visita com tempo, já que a visita guiada é feita no idioma escolhido pela primeira pessoa que compra os ingressos.
Se você planeja visitar várias caves, você pode economizar comprando entradas combinadas, como a que inclui a visita às caves da Sandeman, Offley e Ferreira.
Perto das caves, as agências de passeios de barco oferecerão entradas para algumas caves ao fazer os tours. Analise se realmente a oferta é interessante, já que em alguns casos as caves que eles oferecem têm visita gratuita.